Magphoto/Traffic Sports Marketing |
O técnico Parreira luta por seu primeiro título da Copa América |
|
|
|
Busca |
Faça sua pesquisa na Internet:
|
|
|
Argentina e Brasil fazem hoje, a partir das 15h (horário local), a grande final da Copa América 2004. O jogo, que será realizado no Estádio Nacional, em Lima, capital peruana, marca pela primeira vez o encontro das duas maiores potências do futebol sul-americano numa final de Copa América desde que o torneio passou a ser disputado sem o sistema de pontos corridos, em 1975.
A Argentina, time de melhor ataque na Copa América de 2004, vem com certo favoritismo para a decisão, já que conta praticamente com o mesmo time que vem jogando as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Já o Brasil, que não trouxe suas principais estrelas (Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Dida, etc), deixou pelo caminho adversários fortes, como México e Uruguai, e agora conta com a tradição para superar o histórico rival.
Para a partida de hoje, o técnico argentino, Marcelo Bielsa, terá de volta o capitão do time, o zagueiro Roberto Ayala, expulso nas quartas-de-final contra o Peru. Dessa forma, o treinador poderá escalar o time com três zagueiros, sacando da equipe o atacante Luciano Figueroa e escalando Carlos Tevez como titular.
Com 14 títulos da Copa América e um retrospecto favorável sobre o Brasil na competição, a Argentina tenta manter a escrita para conquistar o título que não ganha desde 1993.
Do lado brasileiro, o técnico Carlos Alberto Parreira mantém a tranquiladade, deixando a responsabilidade para o time argentino. Para a decisão de hoje, Parreira vai com o mesmo time que eliminou o Uruguai, nos pênaltis, na última quarta-feira.
Campeã da Copa América de 1997 e 1999 e das Copas do Mundo de 1994 e 2002, a Seleção Brasileira espera manter o bom desempenho dos últimos anos para faturar seu sétimo título sul-americano.
Argentina e Brasil já asseguraram um prêmio de 800.000 dólares cada. Pelo título, o campeão receberá US$ 1.000.000 extra, enquanto que o segundo ficará com 400 mil dólares a mais.
Brasil e Argentina já se enfrentaram 30 vezes na história da Copa América. A Argentina venceu 15 partidas, o Brasil 8 e já aconteceram 7 empates no confronto. Os argentinos marcaram 50 gols e os brasileiros 33. Na última vez que se enfrentaram, o Brasil venceu por 2 x 1, em 1999, no Paraguai, eliminando a Argentina nas quartas-de-final. Em jogos oficiais, a última partida entre os dois times foi em junho, quando o Brasil venceu a Argentina por 3 x 1, em Belo Horizonte (BRA), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Naquela partida, sete jogadores do time titular da Argentina estavam em campo, enquanto apenas Juan e Luis Fabiano, do atual time brasileiro, jogaram como titular.
Ficha técnica
Argentina x Brasil
Argentina:Roberto Abbondanzieri, Fabricio Coloccini, Roberto Ayala e Gabriel Heinze; Javier Zanetti, Javier Mascherano, Luis González, Cristian González e Juan Pablo Sorín; César Delgado e Carlos Tevez.Técnico: Marcelo Bielsa
Brasil:Júlio César, Maicon, Juan, Luisão e Gustavo Nery; Renato, Kléberson, Edu e Alex; Adriano e Luis Fabiano.Técnico: Carlos Alberto Parreira
Local:Estádio Nacional, Lima (PER)
Juiz:Carlos Amarilla (PAR)
Assistentes:Nelson Cano (PAR) e Juan Sulca (PER)
|