|
|
Busca |
Faça sua pesquisa na Internet:
|
|
|
Argentina tem um saldo notadamente favorável em seus confrontos com Brasil pela Copa América, e todas as vezes em que os grandes do futebol sul-americano definiram um título, foram os "albicelestes" que ficaram com o título.
A equipe argentina é quem manda no superclássico dos torneios sul-americanos, especialmente por sua boa performance na primeitra metade do século. No total foram 30 encontros, com 15 vitórias "gauchas", oito canarinhas e sete empates, dois deles definidos nos penaltis, uma vez a favor de cada equipe.
Na final de Perú 2004, neste domingo, no estádio "Nacional" de Lima, será a primeira vez em que se enfrentarão no atual sistema de disputa, mas será a sexta oportunidade se contarmos o sistema em que a fase final era dispuatada por mais de dois países. Nas cinco ocasiões anteriores sempre foram os "albicelestes" que terminaram dando a volta olímpica.
O último confronto data de 45 anos atrás, na Argentina 59, partida em que o anfitrião conseguiu o empate que necessitava no último jogo (1-1) para terminar por cima da equipe que contava com Pelé.
Salvo o "play off" de desempate na Argentina 37, quando os anfitriões impuseram um 2-0 igualando-se em pontos com o Brasil, os outros confrontos pelo título sul-americano se deram através do sistema de disputa "todos contra todos", e não em uma final-final.
Assim foi na Argentina, em 25, quando os "albicelestes" deram a volta olímpica após empatar 2-2 com seus vizinhos, que ficaram como escoltas a dois pontos. Também no Sul-americano da Argentina 46, os anfitriões se impuseram por 2-0, e com isso ficaram com três pontos de vantagem sobre seu rival.
No Perú 57, a lembrada Argentina de Omar Sívori e Humberto Maschio chegou igualada em pontos com o Brasil à penúltima rodada. Goleou por 3-0 e assegurou o título de forma anticipada, no mesmo estádio "Nacional" que será cenário neste domingo da partida entre as equipes de Marcelo Bielsa e Carlos Alberto Parreira.
No último confronto em Copa América entre os gigantes sul-americanos nos leva ao Paraguai 99, quando na Cidade del Este, Brasil se ganhou da Argentina por 2-1, nas quartas de final, e posteriormente foi coroado campeão.
|