Copa América
Copa América
Quarta, 21 de julho de 2004, 12h39 
Brasil e Uruguai: duelo vale vaga na final
 
Rodolfo Rodrigues
 
Magphoto/Traffic Sports Marketing

Adriano, artilheiro da Copa América, enfrenta o Uruguai na semifinal
Últimas de Copa América
» Zagallo: "Nunca perdemos as esperanças"
» Marcelo Bielsa: Sempre fomos superiores ao Brasil
» Adriano - A estrela da Copa
» Bielsa: "Buscamos a vitória e merecíamos o título"
» Todas as notícias de Copa América
» Todas as notícias de Uruguai
» Todas as notícias de Brasil
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Um clássico de muita tradição e rivalidade fecha a semifinal da Copa América de 2004. Brasil e Uruguai, que se enfrentaram na primeira edição do torneio sul-americano em 1916, jogam hoje, em Lima, a partir das 19h45 (horário local), no estádio Nacional, valendo uma vaga na final da Copa América, que já tem a Argentina.

O Uruguai, 14 vezes campeão da Copa América, vem de vitória sobre o Paraguai nas quartas-de-final, e disposto a manter a tradição da mística Celeste. Contra o Brasil, os uruguaios sempre resgatam a vitória na final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, e também, mais recentemente, o último título na Copa América de 1995, em Montevidéu. Para a decisão de hoje, o técnico Jorge Fossati quer o time mais precavido e não tão ofensivo como no jogo contra o Paraguai. Para isso, o treinador armou a equipe com três zagueiros (Montero, Lago e Darío Rodríguez). Dessa forma, o meia-atacante Diego Forlán acabou indo para o banco de reservas e serve de opção para o segundo tempo, caso o Uruguai tenha que ir ao ataque.

Do lado brasileiro, o técnico Carlos Alberto Parreira vai manter a mesma equipe que venceu o México em Piúra. O lateral-direito Maicon segue na vaga do ex-titular Mancini. No ataque, Luis Fabiano e Adriano, que já marcaram 7 gols juntos, são as maiores esperanças do Brasil para a partida dessa noite. Pelo lado histórico, os brasileiros também guardam uma boa recordação desse confronto, já que o último título do Brasil na Copa América foi em 1999, no Paraguai, justamente sobre o Uruguai.

Na história da Copa América, Brasil e Uruguai já se enfrentaram 24 vezes. A primeira delas em 1916, com a vitória do Uruguai por 1 x 0. Nesse confronto, o equilíbrio predomina, com 9 vitórias para cada lado e 6 empates. O time Celeste marcou 34 gols e a Seleção Brasileira 37 gols. A última partida entre as duas equipes aconteceu na final da Copa América de 1999, em Assunção, com a vitória brasileira por 3 x 0.

Ficha técnica

Brasil: Júlio César, Maicon, Luisão, Juan e Gustavo Nery; Renato, Kléberson, Edu e Alex; Luis Fabiano e Adriano. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Uruguai: Sebastián Vieira, Alejandro Lago, Paolo Montero e Darío Rodríguez; Carlos Diogo, Marcelo Sosa, Javier Delgado, Cristián Rodríguez e Diego Pérez; Carlos Bueno e Darío Silva. Técnico:Jorge Fossati

Árbitro: Marco Rodríguez (MEX)
Assistentes: Nelson Cano (PAR) e Fredy Villty (BOL)
Local: Estadio Nacional, Lima (PER)


 

Traffic Sports Marketing