Copa América
Copa América
Sábado, 17 de julho de 2004, 14h55 
Colômbia põe favoritismo à prova contra Costa Rica
 
Luis Fernando Cesarotti
 
Últimas de Copa América
» Zagallo: "Nunca perdemos as esperanças"
» Marcelo Bielsa: Sempre fomos superiores ao Brasil
» Adriano - A estrela da Copa
» Bielsa: "Buscamos a vitória e merecíamos o título"
» Todas as notícias de Copa América
» Todas as notícias de Costa Rica
» Todas as notícias de Colômbia
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Há vários motivos para considerar a seleção colombiana favorita no jogo contra a Costa Rica, neste sábado, que vale uma vaga nas semifinais da Copa América. A partida será jogada no Estádio Mansiche, em Trujillo (norte do Peru), às 19h45 locais (21h45 de Brasília). Em caso de empate, a decisão da vaga será nas cobranças de pênalti.

A Colômbia fez melhor campanha na fase de classificação ¿ sete pontos contra três dos adversários. Assegurou sua vaga nas quartas-de-final com mais tranqüilidade ¿ na segunda rodada já estava classificada, enquanto os costarriquenhos só garantiram seu lugar nos descontos da emocionante partida contra o Chile, virando o placar para 2 a 1 nos descontos, com um gol de Andy Herrón.

Por fim, a Colômbia está, teoricamente, em melhores condições físicas, já que atuou pela última vez na segunda-feira, poupando alguns titulares e sem necessidade de viajar, já que atuou contra o Peru na mesma Trujillo. Já a Costa Rica encarou uma maratona de aviões desde Tacna, local de sua batalha contra os chilenos, na quarta-feira.

Mesmo assim, os colombianos recusam qualquer favoritismo. Os meias Jairo Patiño e David Ferreira e os atacantes Tressor Moreno e Sergio Herrera, que não foram escalados desde o início contra os peruanos, já tiveram sua escalação confirmada pelo técnico Reinaldo Rueda. O treinador admite que, apesar de ter trazido uma equipe para testes a esta Copa América, faz questão de chegar ao bicampeonato. Na defesa, uma mudança: o lateral-direito Hayder Palacio faz sua estréia nesta Copa América no lugar de Gonzalo Martínez.

A Costa Rica tampouco aceita a condição de zebra. O treinador Jorge Luis Pinto, que é colombiano, só tem uma alteração no time que saiu jogando contra os chilenos: o lateral-esquerdo Junior Díaz, que entrou no intervalo, será titular desta vez. No comando do ataque segue Herrón, que depois de ter sua escalação questionada pela torcida virou o mais querido jogador costarriquenho após o heróico gol de quarta-feira.

E, depois de superar a maioria de torcedores chilenos em Tacna, a Costa Rica pode contar com o apoio dos torcedores peruanos no estádio Mansiche. A Colômbia, ao empatar com o Peru, mandou os donos da casa para jogar em Chiclayo nas quartas-de-final e impediu que os moradores de Trujillo pudessem ver a seleção nacional pela segunda vez na história. Assim, enfrentarão a ingratidão dos trujillianos, que certamente irão ao Mansiche para torcer pelo time de camisas vermelhas.

Colombia: Juan Carlos Henao - Hayder Palacio, Andrés González, Andrés Orozco, Gustavo Victoria - Oscar Díaz, Abel Aguilar, Jairo Patiño, David Ferreira - Tressor Moreno e Sergio Herrera. Técnico: Reinaldo Rueda.

Costa Rica: Ricardo González - Alexander Castro, Luis Marín, Mauricio Wright, Junior Díaz - Douglas Sequeiro, Cristian Badilla, Walter Centeno, Steven Bryce - Alonso Solis e Andy Herrón. Técnico: Jorge Luis Pinto.

Local: Estádio Mansiche, em Trujillo (PER)

Juiz: Gustavo Méndez (URU)
 

Traffic Sports Marketing