Copa América
Copa América
Quarta, 14 de julho de 2004, 00h09 
Bielsa mexe no time e Argentina ganha do Uruguai
 
Rodolfo Rodrigues
 
Reuters

Bielsa festeja em Piura
Últimas de Copa América
» Zagallo: "Nunca perdemos as esperanças"
» Marcelo Bielsa: Sempre fomos superiores ao Brasil
» Adriano - A estrela da Copa
» Bielsa: "Buscamos a vitória e merecíamos o título"
» Todas as notícias de Copa América
» Todas as notícias de Uruguai
» Todas as notícias de Argentina
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Num jogo bastante movimentado e com destaque para os técnicos, a Argentina ganhou de 4 a 2 do eterno rival Uruguai e acabou a primeira fase da Copa América em segundo lugar com 6 pontos ganhos e agora pega o Peru nas quartas. Mesmo com a derrota o Uruguai está classificado, mas depende dos resultados das partidas entre Brasil x Paraguai e Chile x Costa Rica para saber se enfrentará ou o primeiro do Grupo A ou o do C como um dos melhores terceiros colocados.

O primeiro tempo do clássico mais disputado do mundo, com um total de 194 confrontos, foi digno da tradição da partida. Com chances para os dois lados, violência e gols, o Uruguai saiu na frente do marcador com um belo chute De Fabián Estoyanoff logo aos 7 minutos. Insatisfeito com a derrota para o México, Marcelo Bielsa pôs a Argentina para jogar sem o atacante Saviola. Dessa maneira a Argentina contava com as caídas pela ponta direita de Luis González. Num desses lances, ele foi derrubado na área e Killy González cobrou o pênalti de empate. Enquanto os jogadores uruguaios ainda assimilavam o golpe, Luciano Figueroa (o substituto de Saviola) aproveitou rebote do goleiro Luis Barbat e virou o jogo. Aos 34 minutos, por entrada violenta, o zagueiro uruguaio Joe Bizerra levou o amarelo. Como já tinha um, foi expulso. Mesmo com um a menos, a tradicional raça uruguaia prevaleceu e num contra-ataque Vicente Sanchez empatou em 2 a 2 a partida.

No segundo tempo, o técnico Jorge Fossati alterou a equipe e reforçou o sistema defensivo, assumindo a retranca. O Uruguai marcava bem e o goleiro Barbat defendeu importantes chutes, como o de Figueroa aos 18 minutos e o de Luis González aos 32. Para furar o bloqueio armado por Fossati, Marcelo Bielsa promoveu a entrada de Carlos Tévez, Mariano González e... Saviola. A modificação deu resultado e aos 35 minutos, depois de um escanteio cobrado por D´Alessandro, Ayala se antecipou a zaga uruguaia e desempatou a partida. A celeste azul, que neste confronto jogava de vermelho, se entregou e depois de um passe de Tevez, Figueroa fez seu segundo na partida e selou a 14a vitória da Argentina em confrontos de Copa América contra o Uruguai.

O técnico Bielsa fez um balanço da partida e disse o que espera do próximo, contra o Peru: "Melhoramos as jogadas de definição em relação ao confronto com o México. Também ficquei satisfeito com o sistema defensivo. O Uruguai, mesmo com um homem a mais estava disposto a recuperar a bola e precisávamos de poder ofensivo. Por isso mexi no time. Agora não podemos esperar rivais fáceis, o Peru está numa curva ascendente e esperamos um jogo muito disputado."

Por outro lado, o técnico da seleção do Uruguai, Jorge Fossati, disse numa coletiva de imprensa sobre a derrota que sua equipe sofreu: "Enfrentamos o time mais forte da competição. Não quero menosprezar as outra seleções, mas a Argentina tem uma capacidade técnica e volume de jogo superiores. Mas mesmo com a derrota, saímos de cabeça erguida. Não sabemos ainda qual será nosso adversário nas quartas, mas vamos seguir lutando e torcendo por uma melhor sorte que a de hoje."

Ficha técnica

Argentina 4x2 Uruguai

Gols:
Fabián Estoyanoff 7´/1
Cristioan González 19´/1(pen)
Luciano Figueroa 20´/1
Vicente Sanchez 38´/1
Roberto Ayala 35´/2/
Luciano Figueroa 44´/2

Argentina: Roberto Abbondanzieri, Javier Zanetti, Roberto Ayala, Gabriel Heinze e Clemente Rodríguez (Mariano González 5´/2); Javier Mascherano, Luis González (Javier Saviola 34´/2), Andrés D´Alessandro e Cristian González; Cesar Delgado (Carlos Tévez 31/2) e Luciano Figueroa. Técnico: Marcelo Bielsa

Uruguai: Luis Barbat, Carlos Diogo, Joe Bizera, Alejandro Lago e Dario Rodríguez; Diego Pérez, Marcelo Sosa (Carlos Bueno 40´/2), Javier Delgado e Diego Forlán; Fabián Estoyanoff (Guilhermo Rodríguez 40´/1) e Vicente Sánchez (Cristian Rodríguez 26´/2). Técnico: Jorge Fossati

Cartões Amarelos:
Roberto Ayala e Javier Mascherano (ARG)
Carlos Diogo e Marcelo Sosa (URU)

Cartão Vermelho:
Joe Bizerra (URU)

Local: Estádio Miguel Grau (Piura-PER)
Juiz: Rubén Selman (CHI)
Assistentes: Cristian Julio (CHI) e Nelson Cano (PAR)

 

Traffic Sports Marketing