Copa América
Terça, 22 de junho de 2004, 17h41 
Peru começa a viver a festa sul-americana
 
Carlos Enciso
 
Últimas de Copa América
» Zagallo: "Nunca perdemos as esperanças"
» Marcelo Bielsa: Sempre fomos superiores ao Brasil
» Adriano - A estrela da Copa
» Bielsa: "Buscamos a vitória e merecíamos o título"
» Todas as notícias de Copa América
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Em 1957, os gols de Máximo "Vides" Mosquera e Alberto "Toto" Terry ajudaram a seleção do Peru a ganhar, por 2x1, da poderosa Argentina (que depois veio a ganhar a Copa América daquele ano). Desde então, a paixão pelo futebol por parte dos peruanos não via tamanha vibração como agora pode-se sentir nas ruas de Lima em razão da Copa América.

Depois de 47 anos, o Peru será sede do torneio mais antigo do futebol mundial. Nos próximos dias, ele terá a atenção de mais de 130 países do mundo, que verão ao vivo, por televisão, os acontecimentos deste evento continental. São mais de 200 milhões de aficionados que estarão assistindo às principais seleções do futebol sul-americano. Os tempos mudaram, indiscutivelmente. Hoje, a tecnologia de ponta nos permite ter acesso a imagens e informações ao mesmo tempo em que elas são produzidas.

As cidades sedes da Copa América, Lima, Piura, Chiclayo, Trujillo, Arequipa, Cuzco e Tacna, vêm se preparando da melhor maneira para receber todos os visitantes, amantes do futebol, que vão ao Peru para viver e gozar da festa futebolística. Os estádios foram reformados e ampliados com a mais alta tecnologia de painéis eletrônicos, cabines de imprensa e toda a infra-estrutura necessária que um evento dessa envergadura requer.

Por exemplo, os estádios de Oías Aguirre, de Chiclayo; Mansiche, de Trujillo; Miguo Grau, de Piura e Modoo, de Tacna, não só foram melhorados em sua infra-estrutura, como tiveram a sua capacidade para o público ampliada em 25 mil espectadores. O estádio Gracilazo de la Vega, de Cuzco, aumentou novamente sua capacidade de 30.000 para 42.500 pessoas. Apesar de o estádio da Universidad San Agustín, de Arequipa, ter mantido sua capacidade para um público de 50 mil espectadores, ele ganhou reformas em alguns setores. E, por último, o lendário estádio Nacional, com capacidade para 45 mil, também foi melhorado e estará de cara nova para o torneio.

Como é comum ver atualmente nos grandes eventos esportivos, o Comitê Organizador da Copa América também tomou precauções em relação à segurança dos torcedores. Foi montado um programa que envolverá mais de 30 mil policiais para promover bem-estar e tranqüilidade aos turistas, jogadores, treinadores, dirigentes e todos os que estão envolvidos com a competição. A vigilância será 24 horas por dia, nas imediações dos estádios, hotéis, restaurantes, centros turísticos e em todos os lugares considerados perigosos.

Uma grande festa
A população peruana já vive a festa do futebol. Em cada bairro, em cada esquina, o tema Copa América circula entre todas as conversas. São mais de 200 milhões de pessoas que dirigirão seus olhares ao Peru. Muitas delas, seguramente, desejarão conhecer o solo milenar desse país. Esta será uma grande oportunidade não apenas para incentivar o turismo, como também para consolidar um cartão de visita de uma nação solidária, calorosa e receptiva em relação ao visitante estrangeiro.

Cidades impressionantes como Machu Picchu e Sacsahuamán; ou em Cuzco, o majestoso e imponente vulcão Misti; os banhos termais de Yuri e de Jesus, em Arequipa; o sempre admirado templo do Señor de Sipán, em Chiclayo; as ruínas de Chan Chan, em Trujillo; a formosa vista de O Alto, em Tacna; Ou seja, no Peru não faltam atrativos para apresentar aos turistas.

Estádio Nacional de Lima, cenário da final
A empresa Traffic, que tem os direitos de transmissão da Copa América, divulgará, antes de cada uma das 26 partidas da Copa América, spots turísticos do país. Mais de 200 milhões de pessoas, em todo o planeta, poderão conhecer os inúmeros encantos da terra peruana. Espera-se mais de 1,5 mil jornalistas.

Além disso, vêm sendo ministrados seminários e cursos de capacitação em hotéis, restaurantes, lojas e empresas de táxis, a fim de que os profissionais de serviços atendam os turistas que visitarão o Peru com uma atenção especial. Como pode ser visto, o Peru tem se preparado convenientemente para fazer a Copa América com a melhor competência esportiva da história. Assim esperamos todos.
 

Divulgação